Como se prevenir de riscos jurídicos na sua empresa

Segundo uma pesquisa realizada pelo SEBRAE, o número de pequenas e médias empresas que sobrevivem no mercado por mais de dois anos ainda é baixo. Poucas são as que conseguem prosperar, principalmente, pela falta de planejamento e pelo desconhecimento da legislação.

Poucos empresários têm a real consciência de como a carga tributária pode impactar em seus negócios ou, ainda, como o passivo trabalhista pode ter efeitos bastante negativos no faturamento, principalmente quando as contratações e demissões são feitas sem observar as diretrizes legais. Hoje, inúmeras empresas são afetadas por contingências, em especial, em matérias tributária e trabalhista, mas essas não são as únicas áreas prementes.

Problemas relacionados com a propriedade industrial (marcas, patentes, etc.), elaboração de contratos com clientes e fornecedores, entre outros, passam pela necessidade de uma adequação jurídica. Por isso, a advocacia preventiva é um investimento que pode afastar sobremaneira inúmeros riscos da atividade empresarial (custo evitado), além de, por óbvio, diminuir os custos decorrentes dela.

Assessoria jurídica preventiva empresarial traz como vantagem o menor desgaste emocional, além de maior proteção patrimonial da empresa.

Qual a importância da advocacia preventiva?

A advocacia ou assessoria jurídica preventiva consiste na contratação de um escritório especializado para prestar serviços de forma contínua para toda e qualquer questão jurídica relacionada ao dia a dia da empresa.

Toda empresa, independentemente do ramo ou do porte, possui questões jurídicas relacionadas às práticas do dia a dia. Seja na hora de elaborar um contrato com um fornecedor, seja na contratação de um funcionário, seja, até mesmo, ao fazer o pagamento de impostos de forma otimizada, o suporte jurídico é um diferencial.

Por meio da advocacia preventiva, a Empresa conta com todo o suporte jurídico necessário para desenvolver suas atividades. Além de evitar problemas, esse tipo de serviço ajuda o empresário a criar boas práticas dentro da empresa, evitando a judicialização de inúmeras questões. Isso sem contar no processo de tomada de decisões, que pode ser muito mais assertivo com o auxílio da advocacia preventiva.

Com a assessoria jurídica, o empresário evita altos custos, amplia sua capacidade de mensurar riscos e é capaz de tomar decisões com maior segurança, o que aumenta as chances de seu empreendimento prosperar.

Dessa forma, essa prática traz diversas vantagens para as empresas que adotam essa política jurídica.

Prevenindo riscos jurídicos para sua empresa

Não faltam motivos para contratar uma assessoria jurídica, nosso escritório atua para prevenir riscos jurídicos nas áreas como Empresarial, Trabalhista, Tributária, Cível (contratos), Propriedade Industrial (Marcas e Patentes) e também na cobrança Judicial e Extrajudicial. Nossos planos mensais de advocacia preventiva empresarial oferecem uma série de serviços que podem prevenir os riscos jurídicos para sua empresa, como:

  • Consultoria Jurídica Verbal por meio de contato direto com advogado, a fim de solucionar situações emergenciais;
  • Consultoria Jurídica Por Escrito após análise de documentos e/ou do caso concreto relatado, sendo emitido Parecer Jurídico apresentando a solução ou a conduta a ser tomada pela empresa a partir de então;
  • Revisão e Elaboração de Contratos (contratos trabalhistas, societários, de fornecedores, de prestação de serviços, de compra e venda, imobiliários, dentre outros);
  • Assessorar a Empresa em processos de contratações e demissões;
  • Elaborar, revisar e propor ajustes, se necessário, no Regimento Interno da Empresa;
  • Acompanhar reuniões de interesse da Empresa, sempre que o escritório for convocado;
  • Analisar questões jurídicas, a exemplo: civis, fiscais, trabalhistas, etc., que envolvam interesses da Empresa;
  • Analisar ou elaborar documentos necessários ao bom andamento da Empresa, a exemplo: suspensões, advertências para funcionários, dentre outros;
  • Comparecer em audiências judiciais, sindicatos ou em órgãos públicos, sempre que demandado;
  • Defender extra e judicialmente, sempre que demandado, os interesses da Empresa;
  • Realizar cobranças judiciais e extrajudiciais em favor da Empresa;
  • Cronograma de visitas e cursos direcionados a área de recursos humanos da Empresa.

Para conhecer melhor nosso trabalho e solicitar um orçamento formal, entre em contato com nosso escritório e apresente sua empresa para nossos advogados.